Quem trabalha ou lida diariamente com música no Brasil sabe que o nosso mercado se movimenta cada vez mais rápido, né? E para acompanhar, é importante continuar estudando e trocando com outros profissionais.
Hoje separamos duas entrevistas em vídeo que ficaram gravadas e podem ser interessantes para seus estudos! O entrevistado é um dos sócios da Let’s GIG, Ricardo Rodrigues, responsável pela Gestão Institucional e Parcerias da Agência.
Dentre os serviços prestados, a Let’s GIG procura atuar pela profissionalização do mercado da música, e para isso oferece também um curso completo sobre Gestão de Carreira focado em artistas e demais profissionais do setor. Em breve novas vagas serão abertas, fique de olho!
E vamos lá para as sugestões de hoje, que trazem um pouquinho desse conteúdo formativo:
O mercado Midstream, com Ricardo Rodrigues para podcast ArtistaPro
O “midstream”, que também pode ser chamado de “mercado do meio”, é um termo que surgiu para identificar a cena musical que foi se profissionalizando independente das gravadoras.
Este mercado emergiu muito por conta dos shows ao vivo, que possibilitaram circulação, relação com marcas e outros passos firmes e rentáveis na carreira dos artistas independentes.
Vem cá saber mais sobre o midstream:
Profissão: Booker, com Ricardo Rodrigues para SIM Transforma / Fábricas de Cultura
No Brasil, o trabalho da produção costuma ser bastante centralizado. Uma pessoa acaba acumulando vários serviços: gestão de carreira, venda de shows, produção executiva, produção de estrada e até outros setores.
Felizmente, ao longo dos anos, o mercado vem se profissionalizando para que seja possível dividir essas tarefas e tornar cada serviço mais especializado. Dentre esses serviços, o booking é o setor da captação de oportunidades voltadas para shows.
Trazendo uma fala do Ricardo na entrevista, “o booker faz a ponte entre a expectativa e a realidade”.
Ficou curiose? Dá o play!
Comentários