A cantora Mel trouxe novidades às plataformas de streaming na sexta-feira, dia 13 de maio, com o lançamento do single Cardiopulmonar. A música foi escrita por Uma Pessoa, compositora travesti e amiga pessoal de Mel, e produzida pelo duo eletrônico Deep Leaks. Com sensibilidade e ousadia, Mel traz sua performance marcante para a interpretação.
“Eu decidi cantar Cardiopulmonar porque, pra mim, ela reflete a falta de expectativa e a paralisia que limitam os sonhos. Mas, na minha interpretação, dei a ela um sentido de alívio, de respiro, de um outro olhar no meio da dor. Cardiopulmonar é sobre permanência”, conta a cantora.
Desde o início de seu voo solo, Mel investiga as relações entre a cultura pop eletrônica e os ritmos brasileiros. Desta vez, a base sonora de Cardiopulmonar partiu do pandeiro, e a cantora pediu aos produtores que a percussão continuasse bem presente, buscando o sentido das batidas do coração. “Em cima da base que a Mel trouxe, começamos a levantar o arranjo, colocando piano, cordas, baixo, violão e mais camadas percussivas”, contam os produtores Juliano Parreira e Gustavo Koshikumo do duo Deep Leaks. “Tem algo de baião, de batuque de umbigada, de ciranda. É uma mistura de ritmos brasileiros com uma pegada pop.”
Cardiopulmonar encontra um ar festivo, mas a ambientação de vozes e melodias busca o lado melancólico que também faz parte dela. Em uma parte da música, Mel escolhe declamar um texto, trazendo um pouco da relação entre música e poesia que também experimentou nos projetos “O Medo” e “O Cabelo”: “Durante meu estudo nessa música, senti que havia espaço para trazer um texto-poema meu. Acredito que a declamação leva a gente para outro lugar, e essa quebra é interessante”.
A capa foi pensada e fotografada por Ivan Erick, que fez todas as capas dos trabalhos solo de Mel até o momento. Na concepção, vemos a conversa entre o coração e a placenta, trazendo bastante a ideia da palpitação, do que é vivo e pulsante.
“Acredito que Cardiopulmonar finaliza um ciclo e, por finalizar, também inicia. É uma música que, pra mim, é um marco e um hino de salvação e abundância de vida. O disco, que está no forno com produção de Nave e Fejuca, vem numa outra pegada, numa construção mais popular, abraçando mais minhas raízes”, finaliza a cantora, que se prepara para o lançamento do projeto em breve.
OUÇA AGORA: https://links.altafonte.com/cardiopulmonar
Cardiopulmonar - Ficha Técnica
Intérprete: MEL
Composição: Mel Gonçalves e Uma Pessoa
Selo: Let’s GIG
Produção musical: Deepleaks
Músicos: Gustavo Koshikumo e Juliano Parreira
Backing vocal: Uma Pessoa
Capa:
Fotografia - Ivan Erick
Retouch - Philipe Mortosa
Assistente de foto - Gael Oliveira
Cenografia- Jean Labanca
Beauty - Andre Mattos
Estudio - Iude Richelle
Assist de cenografia -
Phellipe Bellentani
Pedro Vilaça
Comentarios