Liniker E Os Caramelows Promo 2 (foto_ Leila Penteado)

Goela Abaixo chega ao mundo!

In Blog, Notícias by Lets GIG0 Comments

Após Remonta (2016), disco que traz encomendas feitas pelo tempo, destinadas a corações e lágrimas perdidas, a banda Liniker e os Caramelows lança o segundo álbum da carreira. Intitulado Goela Abaixo (Natura Musical), o trabalho foi concebido na estrada – entre 2016 e 2018, o grupo passou por mais de 20 países. Ainda assim, o olhar está voltado para o íntimo em um momento de amadurecimento. “É um som para respirar, para dançar espaçado e sentir para onde cada faixa leva”, diz a cantora e compositora Liniker Barros. Goela Abaixo chega hoje ao mundo!

Produzido pelo baixista Rafael Barone, o novo disco teve os seus primeiros singles revelados em 2018. “Lava” (coprodução de Barone e Mauricio Fleury) foi gravado no Estúdio Canoa, em São Paulo, e trouxe uma organicidade que contrapõe o trabalho anterior, com forte influência da música do nordeste da África e também da América Central, mas sem tirar um dos pés do Brasil. Registrada no Estúdio Philophon, em  Berlim, “Calmô” chegou com um videoclipe sobre o amor de duas mulheres que viveram a delícia da entrega e caminharam juntas por muitos lugares.

A capital alemã também serviu de base para o desenrolar da canção “Beau”. Com texturas influenciadas por sonoridades dos anos 1960, contou com um órgão etíope dessa mesma década, além da participação das cantoras ganesas Florence Adooni e Lizzy Amaliyenga (o registro vocal da dupla aparece quando a sonoridade passeia por caminhos latinos).

Goela Abaixo não deixa de ser também uma retomada aos tempos de Cru (2015) -de processo “caseiro”, o EP de três faixas foi feito na sala do guitarrista William Zaharanszki, em Araraquara. Dessa vez, a casa do baterista dos Caramelows, Pericles Zuanon, que serviu de estúdio. Ali, foram registradas: “De Ontem”, “Boca” e “Goela”. Esta última traz um coro poderoso composto pelas cantoras Josyara, Juliana Strassacapa, Ayiosha Avellar, Natália Nery, Grasielli Gontijo, Tássia Reis, Mel Gonçalves e Lina Pereira, além de Renata Éssis (integrante da banda).

Goela Abaixo é um ato de coragem ancestral unido com a urgência de falar e pôr para fora os sabores”, observa Liniker, que também abriu as portas da própria casa, em São Paulo, para gravar duas canções do trabalho. Foram elas: “Intimidade” e “Claridades”. De som aveludado, a primeira traz um duo da cantora com Fernando TRZ (ao piano), enquanto “Claridades”, uma composição inédita de Giovani Cidreira, busca um som mais denso. “A ideia foi criar um clima bastante íntimo”, diz Barone. “Usamos o piano de parede que fica no hall e a Liniker cantou do meio da escada da entrada”, revela.

Mais um nome que aparece na ficha técnica do álbum é o da cantora, compositora e produtora carioca Mahmundi. Ela fez uma parceria com Liniker em “Bem Bom” e também dividiu a produção da faixa com Barone.“Amarela Paixão”, por sua vez,foi registrada em Lisboa, no Estúdio da Estrela, de Mallu Magalhães e Marcelo Camelo.

Além da introdução “Brechoque” e do texto “Textão”, “Gota” (coprodução de Barone com Caê Rolfsen, também coautor da música) completa a lista de 13 faixas que compõem Goela Abaixo, um disco que vem da urgência de dizer o que precisa ser dito. “É sobre dividir as partes do devir e alçar voos maduros e seguros. É sobre o corpo em movimento, é sobre gritar e respirar junto”, define Liniker.

Os trabalhos de bastidores do álbum também foram costurados por profissionais que acompanham a banda na estrada. As músicas gravadas em Araraquara e na casa de Liniker, por exemplo, tiveram a engenharia de áudio cuidadas por Dré Guines, técnico de P.A. do grupo, enquanto a mixagem do trabalho foi feita por Rafaela Prestes, técnica de monitor do conjunto. A capa de Goela Abaixo é da artista Domitila de Paulo, feita especialmente para a obra.

Liniker e os Caramelows são: Liniker Barros (voz), Rafael Barone (baixo), Pericles Zuanon (bateria), William Zaharanszki (guitarra), Renata Éssis (backing vocal), Marja Lenski (percussão), Fernando TRZ (teclados) e Éder Araújo (saxofone).

Ficha técnica

Produção musical: Rafael Barone

Produção musical compartilhada: Lava (Maurício Fleury), Bem Bom (Mahmundi), Gota (Caê Rolfsen)

Co Produção musical: Éder Araújo, Fernando TRZ, Liniker Barros, Marja Lenski, Pericles Zuanon, Renata Éssis, William Zaharanszki

Mixagem: Rafaela Prestes

Masterização: Alexandre Rabaço | Aura Mix & Master

Lava gravada no estúdio Canoa em São Paulo/SP com engenharia de Guilherme de Jesus

Amarela Paixão gravada no Estúdio da Estrela em Lisboa/PT com engenharia de Gabriel Muzak

Beau e Calmô gravadas no Philophon em Berlin/ALE com engenharia de Benjamin Spitzmüller e Max Weissenfeldt

Boca, De Ontem e Goela gravadas na Casa do Seo Peri em Araraquara/SP com engenharia de Dré Guines | Goma Inc.

Claridades e Intimidade gravadas na Casa da Liniker em São Paulo/SP com engenharia de Dré Guines | Goma Inc.

Brechoque, Gota, Textão e coberturas de vozes gravadas no estúdio OriLab em São Paulo/SP com engenharia de Fernando Ianni e Caê Rolfsen

Bem Bom gravada no Estúdio C4 em São Paulo/SP com engenharia de Luis Lopes

Sopros gravados no Estúdio Hiperbrass em Botucatu/SP

Violinos gravados no Estúdio Frigideira no Rio de Janeiro/RJ com engenharia de Guilherme Marques

Violoncelos gravados no Estúdio Maravilha 8 no Rio de Janeiro/RJ com engenharia de Pedro Tambellini

Arranjos de sopro: Eder Araujo

Arte: Domitila de Paulo e Leila Penteado

Produção Executiva: Let’s GIG – Booking& Music Services

Leave a Comment