Banner

Festival CONTATO está de volta!

In Blog, Notícias by Lets GIG0 Comments

Gratuito e multilíngue, Festival CONTATO acontece de 8 a 12 de maio

O Festival Multimídia Colaborativo CONTATO está de volta. Com produção da agência Let’s GIG – Booking & Music Services e realização do Instituto CONTATO, apoio institucional da Poiesis, apoio cultural do SESC São Carlos e apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, o evento é gratuito e acontece de 8 a 12 de maio em São Carlos.  

Sua 11ª edição traz o tema “Fluxos e Fronteiras”, pensado a partir da importância e resistência da diversidade da arte e dos corpos à margem frente às polarizações do mundo contemporâneo.

De acordo com a produtora Yasmin Bidim, essa edição “propõe a busca pelo encontro com aquilo que não está objetivamente expresso nos discursos e narrativas dominantes. Buscar a subjetividade do movimento, o que acontece entre os lugares comuns, nas suas fronteiras, a diversidade de desejos nas zonas de batalha. Olhar a diversidade é justamente reconhecer o desejo do outro, é legitimar outros corpos que não os nossos próprios. A arte emerge do desejo, a cultura é seu manifesto, seu registro, o que permite a criação de sua memória. Abraçar a proposta toda uma micropolítica das fronteiras contra a macropolítica dos grandes conjuntos (Deleuze) é inverter o jogo, é ter no afeto e na intimidade o ponto de partida da revolução. A multiplicidade de ideias-ações que se mesclam numa perspectiva da criação de novos sentidos e existências diversas que não cabem nas polarizações rígidas. Crer na potência transformadora do fluxo e da troca e dar importância aos diversos existires, é compreender que é no contato entre os corpos que reside o ato da criação.”

A partir desse conceito e com a premissa de estimular iniciativas culturais de produção, distribuição e exibição independentes, desde 2007 a ideia do festival é trazer para interior paulista representantes de todo o Brasil que atuam sob esta ótica, fator que o tornou nacionalmente reconhecido como principal ponto de encontro entre produtores independentes no interior de São Paulo.

Foto por Luz Vermelha Show do Baiana System 10ºCONTATO

Show do BaianaSystem no 10º Festival CONTATO  por Luz Vermelha

Com 5 dias de atrações artístico-culturais gratuitas e com público médio de 20 mil pessoas por edição, as atividades são diversificadas entre shows, debates, oficinas, feira e cinema, e realizadas em equipamentos culturais e espaços públicos da cidade.

Com uma programação diversificada e atual, entre as atrações está o cinema negro representado pelas curtas NEGRUM3 e BIXA TRAVESTY, que serão exibidos no Cine UFSCar na quarta-feira (8). Para quinta-feira (09) foi desenhada uma programação em parceria com ONOVOLAB, com realização de oficina de fotografia para eventos e shows, seguida de debates sobre produção de imagens e a importância dos festivais para o desenvolvimento local, contando com a participação do Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda Walcinyr Bragatto. Na sexta (10), a pauta é o debate entre profissionais de agenciamento de artistas musicais no Sesc São Carlos, sobre temas como curadoria, cultura e política, seguido do show do artista baiano Giovani Cidreira.

Luedji Luna por Helen Salomão

Luedji Luna por Helen Salomão

No final de semana, o festival volta a ocupar o Parque do Bicão com a III Feira de Economia Solidária e Criativa com a oferta de  produtos, serviços e alimentação. Uma novidade no evento é um dos elementos da cultura Hip Hop, o conhecimento, representado com o Slam das Quebradas, a Batalha do Bicão & Batalha da Alcateia, além das interferências poéticas com os saraus Nó de Verso e Minas de Ouro. Outro destaque é a realização de uma Arena Eletrônica no Parque reunindo DJs da região tocando diferentes estilos da música eletrônica.  No palco a forte presença feminina na cena musical contemporânea é evidenciada na programação com os shows das cantoras e compositoras negras e baianas Luedji Luna, Larissa Luz e Jadsa, além das paulistanas Papisa e Luiza Lian; e também da big band Nomade Orquestra como apresentação do MIA Apresenta e dos grupos locais Crisale, Pode Avisá e Netvno.

Acesse a programação completa do evento!

Leave a Comment